Caros confrades, eis as fotos e relato resumido da 1ª prova de vinhos oficial da confraria, realizada no passado dia 18 de Maio na nossa delegação em Brancanes-Olhão. A "matança" começou com um Merlot búlgaro Pulden(reserva de 99). Este foi o vinho ideal para começar.Leve, fresco, sem grandes pretensões. A seguir abrimos o Cabeça de Burro (Douro de 2002). Um salto qualitativo em relação ao búlgaro. Douro típico que cumpre a sua missão sem nos deslumbrar, mas também sem nos desiludir. Depois (se não estou enganado) veio o Quinta da Pellada Estágio Prolongado (Dão de 2000). Na minha opinião o vinho mais equilibrado de todo o lote. Este vinho está tão afinado que é capaz de agradar a todos os gostos (mesmo aos mais abichanados). O seguinte foi (penso eu) o Grand'Arte Alicante Bouschet (Estremadura de 1999). Para a maioria dos confrades foi uma pequena desilusão, para mim e para o HU, um dos melhores. A uva Alicante Bouschet é uma uva carregada de tanino na polpa , e não só na pele, o que faz um vinho muito denso e normalmente com algum depósito, se não for filtrado. Não é para todos. O vinho que se seguiu, tenho quase a certeza que foi o muito elogiado Quinta de la Rosa Reserva (Douro de 2000). Em relação a este vinho só me apetece dizer: "Foda-se! Que vinhão!" Penso que toda a gente está de acordo. Um dos melhores Douros que já bebi na vida. Não tenho mais palavras. O vinho que teve a ingrata missão de suceder ao "de la Rosa" foi o Quinta do Cachão Touriga Nacional (Douro 1999). Como todos os mono-castas, não consegue agradar a gregos e a troianos. E como já referi, teve a infelicidade de aparecer a seguir ao Quinta de la Rosa.É como a Alexandra Lencastre aparecer-te à frente depois de teres ido dar uma volta com a Scarlett Johansson. Ainda assim, cumpriu muito dignamente o seu papel. E por último, veio para a mesa, o vinho com mais gabarito do lote: o Periquita Clássico (Terras do Sado de 1995). E sem dúvida, não poderíamos ter acabado com uma melhor pinga. Na minha opinião, um dos melhores tintos que se produziu em Portugal nas últimas duas décadas.Um vinho poderosíssimo, cheio de força apesar de já não ser jovem, muito afinado e... a saber a pouco. Talvez por isso tenhamos depois resolvido abrir mais dois vinhos: um Herdade do Pinheiro (Alentejo) e outro alentejano que já não me lembro o nome. Mas estes últimos dois, foi só por gula. O melhor já tinha ficado para trás. Agradecia que os caros confrades também fizessem, se tiverem disponibilidade, uma pequena dissertação sobre algumas das obras de arte em forma de vinho que tivemos a felicidade de apreciar. PS: Parabéns ao senhor RN pela requintada mesa de petiscos que nos disponibilizou para acompanharmos com o vinho. E também ao senhor CK pelas azeitonas. Todos os outros confrades também estão de parabéns pela excelente companhia e por toda a preciosa ajuda que deram na realização deste evento.
quarta-feira, 23 de maio de 2007
terça-feira, 22 de maio de 2007
Leilão da ANA!!!!
Atenção caros confrades, no próximo dia 4 de Junho às 10:00h no antigo refeitório da ANA, vai haver um leilão de produtos apreendidos no raio-x pela Prosegur. Vinhos, perfumes, etc. Bora lá?! PS: Informação preciosa.Convém não partilhá-la com elementos exteriores à confraria. Saúde!
segunda-feira, 21 de maio de 2007
Confraria voltou a estar em Grande - Prova de Vinhos
No passado dia 18 de Maio a Confraria voltou a reunir em grande.
A qualidade dos vinhos apresentados pelo confrade AS foi do melhor possível como a foto bem demonstra não houve perda de tempo para o inicio das provas, aliado a uma excelente selecção de queijos e carnes frias.
Da minha parte destaco o Quinta De La Rosa e o Periquita Clássico
Mais uma vez a Confraria está em grande.
sexta-feira, 18 de maio de 2007
Logo da Confraria
Depois de muita pesquisa e horas de trabalho (com algumas erdingers á mistura) do Departamento de Marketing,eis que chega finalmente o 1º esboço do tão aguardado logo.
Agradecia que os restantes confrades opinassem sobre qualquer alteração/melhoria que possa ser efectuada.
Aguardo coments...
quinta-feira, 17 de maio de 2007
Assembleia-Geral dia 18 de Maio em Brancanes
Bem pessoal, foi difícil mas parece que é desta. A próxima Assembleia-geral realiza-se no dia 18 de Maio (amanhã) às 15:30h no meu retiro de campo em Brancanes-Olhão. Após bem participada votação chegou-se a um consenso em relação aos tópicos a abordar. Praticamente toda a gente votou na prova de vinhos. Esta prova será acompanhada de alguns petiscos mas essa tarefa já não me pertence (acho que o sr.RN estava em cima do assunto, é melhor todos combinarem com ele para toda a gente saber o que levar). Volto a lembrar que será uma prova de vinhos e não uma refeição como tem vindo a acontecer anteriormente, pelo que aconselho todos a almoçar convenientemente para que depois o vinho não pese na cabeça. Queria também chamar a atenção para o facto de irmos provar vinhos de altíssima qualidade, tenham isso em mente antes de emborcar um copo de penálti ou de misturá-lo com 7up. Ou seja tratem-nos com o respeito que eles merecem. Caso tenham alguma dúvida não hesitem em contactar-me (de preferência por telemóvel). Os melhores cumprimentos para os senhores confrades abichanados.
quinta-feira, 3 de maio de 2007
Assembleia-Geral - Votação (URGENTE!!18 de Maio???)
Caros confrades, já chega de adiamentos. A próxima assembleia-geral tem que ser marcada nos próximos dias, nem que seja à força. Só temos que discutir o "quando" e o "onde". Quanto ao "quando", sugiro aos caros confrades que, em sede própria, ou seja no nosso blog, divulguem quais os dias em que têm disponibilidade nas próximas duas semanas. No que toca ao "onde", proponho para votação três locais. Primeira hipótese: 7 stars ( a ementa incluíria polvo guisado, presunto da Serra, Erdingers, vinho da casa, vitalis e cigarrilhas Montecristo ou Café-creme baunilha ); Segunda hipótese: Mata-mulas ( a ementa é variável como todos sabemos. O trunfo deste mui nobre estabelecimento reside na quantidade aliada ao preço. A sobremesa seria, como anteriormente, no bar Cantaloupe com várias rodadas de Erdinger ); Terceira hipótese: Prova de degustação de vinhos no meu retiro de campo em Brancanes-Olhão ( esta proposta difere das outras na medida em que, como é óbvio, uma prova de vinhos é algo completamente diferente dum encontro gastronómico. O pretexto seria o seguinte, este vosso humilde confrade é possuidor duma modesta mas bem apetrechada garrafeira. O que acontece é que algumas das garrafas de vinho que possuo, apesar de terem uma qualidade muito apreciável, estão no ponto certo para"abate", ou seja se não forem consumidas no prazo de 1-2 anos, irão começar a perder algumas das suas melhores qualidades (não confundir com "estragar-se"). Como tal, cheguei à perspicaz conclusão que este "abate" de tinto da melhor qualidade seria um excelente motivo para nos reunirmos. Eu providencio o essencial (localização e vinho) e os restantes confrades só teriam que fornecer o resto (pão, queijo, presunto, azeitonas, etc). Este evento iria ser realizado durante a tarde, após o almoço, já que uma degustação de vinhos não pode ser considerada uma refeição per se. Se algum dos confrades tiver uma proposta diferente, é favor apresentá-la para apreciação dos restantes confrades. A proposta que reunir mais votos, será a escolhida (nesta confraria impera a democracia). Fico à espera das vossas respostas, insultos e/ou sugestões. E toca a despachar!!
Subscrever:
Mensagens (Atom)